Sustentabilidade
Sustentabilidade

Em quase 60 anos de existência, a Painco desenvolveu um relacionamento com seu público galgado em transparência, confiança e reciprocidade. Contemplamos fatores econômicos, sociais e ambientais em nossa estratégia corporativa visando a perenidade do negócio.

 

Desenvolvimento local

Nosso negócio apoia o desenvolvimento da nossa comunidade através da criação de empregos locais e, sempre que possível, o desenvolvimento de fornecedores locais. Entendemos que com isso, incentivamos a formação educacional e profissional de jovens que tenham como desejo trabalhar na Painco ou em outra empresa da região.

 

Proporcionar condições seguras de trabalho

A Painco acredita que todos os acidentes são evitáveis e não mede esforços para criar condições seguras de trabalho. Isso se aplica aos seus colaboradores e a todos os funcionários de empresas contratadas que prestam serviços em nossa fábrica. Investimos constantemente em tecnologia, equipamento e capacitação para minimizar os riscos, mas acreditamos que o maior investimento é na conscientização e fortalecimento do compromisso pessoal dos nossos colaboradores com a segurança reforçando a responsabilidade pessoal na identificação e prevenção de riscos.

 

Meio Ambiente

Ter um futuro sustentável para as gerações futuras tem início agora, no presente. É com esse pensamento em sustentabilidade ambiental, que a Painco tem buscado soluções em projetos de eficiência energética e otimização do uso de água, emissão de gases, destinação correta de resíduos e reciclagem de lixo. Em 2013 essa consciência virou certificação ISO 14.001, dando continuidade ao compromisso da Painco em desenvolver projetos internos e externos relacionados à proteção do meio ambiente.

 

Governança Corporativa

Governança corporativa é o conjunto de princípios, diretrizes, processos e regulamentos que ajustam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada, garantindo sua perenidade através de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. A Governança da Painco contempla Conselho de Acionistas, Conselho de Administração, Diretoria Executiva, além de práticas de auditoria independente.

 

Responsabilidade Social

Nossa responsabilidade social se estende para além das fronteiras da nossa empresa. Com essa estratégia, selecionamos anualmente projetos com e sem incentivo fiscal que tem como finalidade o desenvolvimento humano, educacional e cultural da geração futura. Também incentivamos o voluntariado dos nossos colaboradores pois acreditamos no aperfeiçoamento da solidariedade, cidadania, liderança e senso de organização para coordenar ações e mobilizar pessoas.

Projetos


Centro de Reabilitação de Piracicaba (Fumdeca)

Em 1963 as famílias de Maria Cristina Guidotti, Eloisa Maranhão de Azevedo, Renato Ometto e Cleusa Aparecida Gobbo, que nasceram com deficiência, reuniram-se para criar um espaço com equipamentos e técnicas voltados à reabilitação da pessoa com deficiência. Essa iniciativa deu origem ao Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP). Com o passar do tempo, o CRP cresceu, progrediu e se adaptou a fim de habilitar e reabilitar seus quase 600 usuários, visando a inclusão social. Em 2004, a Instituição foi reconhecida como uma das 50 maiores entidades filantrópicas mais bem administradas do país. www.crp.org.br

Grupo Solzinho

O Grupo Solzinho foi fundado em 2004 por colaboradores da Painco e tem como objetivo, fazer o bem não importa a quem. Por isso, eles se engajam em várias campanhas próprias ou de terceiros levando solidariedade a diversas entidades de Rio das Pedras e região.

AACP – Associação Atlético Cultural Painco

Como parte de um antigo sonho dos dirigentes da empresa, em julho de 2006 foi inaugurada a Associação Atlética Cultural Painco. A AACP, como é conhecida, é uma entidade que promove inclusão dos colaboradores e seus familiares em atividades esportivas, culturais e sociais em um ambiente elaborado para proporcionar Qualidade de Vida aos frequentadores.
Conta ainda com parque aquático, quadras poliesportivas, bocha, campo de futebol, quiosques, parque infantil, salão de jogos, salão de festas, lanchonete, além de espaço destinado a capacitação.

Projeto Cultural "Corporação Musical Santa Cecília"

A Corporação Musical Santa Cecília em Rio das Pedras, SP existe oficialmente como entidade jurídica, desde 11 de novembro de 1979, com a finalidade de ensinar música e manter ativa uma banda composta por mais de 115 integrantes entre crianças, jovens e adultos.
Embora o seu estatuto seja de recente constituição, dando à entidade a personalidade jurídica que hoje tem, a existência da banda de música na cidade remonta ao ano de 1906, conforme relato de antigos moradores e algumas fotografias de época.
A importância social e cultural dessa entidade para Rio das Pedras é tão grande que ao longo dos anos, proporcionou grande atratividade por parte das crianças e jovens para o mundo musical.