Em 17 de junho de 1957 foi fundada a PAMEC, Patrulha de Mecanização Agrícola, fornecendo serviço de preparação de terra para os agricultores locais.
A empresa se transforma em metal-mecânica e muda sua razão social para Painco Indústria e Comércio S/A. Passa a produzir implementos agrícolas como cultivadores, grades e arados.
Sua produção torna-se mais especializada produzindo carregadeiras de cana, pá-carregadeiras, retroescavadeiras e lâminas adaptadas aos tratores agrícolas.
Fabricação de grandes projetos para as indústrias de mineração, siderurgias, sucroalcooleiras e alimentícias.
A Painco inicia um processo de avanço tecnológico e se especializa na produção seriada de peças para diversas linhas de tratores. A empresa adquire os primeiros equipamentos de corte (Oxicorte e Plasma), tecnologia CNC para usinagem e os primeiros robôs de solda.
Inicia o programa de Qualidade Total recebendo da Caterpillar o reconhecimento internacional Certified Supplier.
A Painco inaugura uma unidade especializada em Blanks em Cubatão, dentro do complexo siderúrgico Cosipa (atual Usiminas). Dando continuidade ao trabalho de Qualidade Total, recebe sua certificação ISO 9002:1994.
Inicia o programa Seis Sigma com a formação de dois black-belts e aumenta sua capacidade de corte de aço para 100 mil toneladas ao ano.
Profissionaliza suas ações de responsabilidade social com o projeto de “Reativação da Corporação Musical Santa Cecília”, utilizando incentivos da Lei Rouanet e beneficiando 115 jovens.
Como parte dos valores da empresa, a Painco presenteou seus colaboradores e familiares com a inauguração da AACP (Associação Atlético Cultural Painco).
A Painco comemora seus 50 anos de fundação e inaugura sua nova unidade industrial. É lançado o Programa Levanta Poeira, disseminando conceitos e práticas de 5S em toda a empresa.
A Painco consolida suas unidades e se prepara para o desenvolvimento da gestão Lean Manufacturing. Recebe pela primeira vez o reconhecimento como uma das “150 melhores empresas para você trabalhar”, prêmio concedido pelas revistas Você S/A e Exame.
Recebe a certificação Classe Mundial SQEP – Supplier Quality Excellence Process da Caterpillar e torna o maior fornecedor certificado do mundo no segmento de fabricados. Amplia a fábrica de corte, adquirindo tecnologia Laser.
Implanta o programa de ideias SIGA e células robóticas de soldagem.
Inaugura uma nova linha de pintura e conquista a certificação “7 Steps to Weld Excellence” concedida pela Caterpillar e Acreditação Internacional de Solda concedida pelo PRI – Performance Review Institute (Transporte e Geração de Energia) e General Electric.
A ISO 14.001 que permite a uma organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis e a ISO 3834 que especifica os requisitos de qualidade para processos de solda em materiais metálicos. A Painco foi uma das primeiras empresas do Brasil a conquistar essa certificação.
A Painco é eleita pela Gamesa como o melhor fornecedor do Brasil na categoria “Entrega” e é reconhecida como a 4ª melhor empresa para se trabalhar na região de Piracicaba pelo Great Place to Work.